Neste texto, vemos o encontro de Jesus com uma mulher samaritana, durante sua viagem rumo a Galiléia. Quando ele chega à cidade de Sicar, ele tem um encontro com ela em uma fonte. Muitas pessoas hoje falham em reconhecer a pessoa de Jesus. Na verdade, ele se revela a nós de várias maneiras. Na palavra de Deus, a bíblia sagrada, diz que Jesus está aoReconhecendo a voz de Jesus nosso redor através do consolador, o Espírito Santo. Porém, muitas vezes não conseguimos reconhecer sua presença. Jesusse revela a nós através das pessoas que falam com você. Através das oportunidades, dos problemas, das dificuldades, das vitórias. Sempre em cada um desses momentos, se formos sensíveis a entender sua voz e ação, poderemos perceber claramente sua presença e voz a nos falar, nos guiar, nos consolar.
Infelizmente, a agitação da modernidade, tem nos tornado cada vez mais insensível quanto a isso. Uma dificuldade também vivenciada por pessoas na própria bíblia. As pessoas falham em reconhecê-lo, assim como a mulher samaritana também. Não obstante, Jesus pedir água àquela mulher, logo depois ele mesmo disse “Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva”. Mas, mesmo assim, não reconhecendo quem seria realmente ele, ela começa a levantar questionamentos religiosos. Quantas vezes procedemos da mesma forma, quando o Senhor tenta através de algum meio se revelar a nós, nos fechamos e levantamos nossos próprios fundamentos religiosos e crenças? Jesus queria somente que aquela mulher entendesse a mensagem que ele tinha lhe passado.
Jesus nos convida a entendermos que conforme a bíblia diz, Ele está sempre perto de nós. Mas para escutarmos sua voz e entendermos sua ação, precisamos nos sintonizar à sua presença. Talvez você possa perguntar, qual vantagem teria fazendo isso?
Prestar atenção em Jesus significa focar sua vida no que é verdadeiramente importante. Com certeza, esta postura se sintonia, mudará radicalmente você e a forma como você tem conduzido cada um de seus relacionamentos, e circunstâncias da sua vida. Quando aprendemos a entender esta presença real de Jesus, começamos a caminhar na luz da eternidade. Certamente, seus valores irão mudar; você administrará suas finanças de forma mais sábia. Passará a priorizar um relacionamento de qualidade com as pessoas ao seu redor e uma vida focada no aperfeiçoamento do seu caráter. Tudo isso, ao invés de uma vida em busca da fama, da ganância, da inveja, de atropelar as coisas e pessoas para conquistar seus desejos. Na verdade, um relacionamento profundo com Jesus irá reorganizar suas prioridades. Os valores populares, da moda não são mais sua prioridade, mas sim os padrões do reino de Deus.
O maior mérito não está apenas em escutar a sabedoria maior, mas frutificar através dela – Pedro Rêgo
Autor – Pedro Henrique T. Rêgo