“Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!” (Salmos 116:7)

Se pesquisarmos na internet ou se formos a uma consulta com um médico questionando sobre a questão de longevidade, certamente receberemos várias orientações de como poder alcançá-la. Exercícios físicos periódicos, uma alimentação longevidadeequilibrada, não fumar ou consumir bebidas alcoólicas. Uso de vitaminas, hormônios para suprir nossas deficiências físicas, entre tantas outras possibilidades. Na verdade, tal busca mística pelo “Elixir da Vida Longa” tem sido capa e várias revistas na atualidade. Várias fórmulas, tratamentos com promessas miraculosas de uma vida cada vez mais longa.

Porém muitas vezes nos esquecemos que somente essa preocupação com a parte física não é suficiente. Existem estudos sérios desenvolvidos pela área da psicanálise apontando como grandes vilões contra a vida, questões como problemas relacionados a doenças da alma. A depressão, o ódio, o rancor, sentimento de vingança, inveja. A sobrecarga de stress diário a qual temos sido sujeitos,Creia somente e terá vida longa seja na escola, faculdade, trabalho ou no próprio seio familiar. Tais problemas têm sido muitas vezes responsáveis por suicídios, doenças psicossomáticas que muitas vezes tem levado as pessoas a óbito mesmo antes de chegarem à meia idade.

O grande problema é que muitas vezes sabemos resolver os problemas de saúde física, pois ações de cuidado básicas do dia a dia são capazes de reverter situações críticas da saúde. Porém quando tratamos de sintomas da alma, já não é tão fáceis assim. Usamos paliativos, como remédios controladores do humor, antidepressivos, mas tudo isso é temporário, pois não soluciona o problema definitivamente.

Nosso corpo é um presente concebido por Deus, visto que somos sua criação. E juntamente com este presente, Deus nos deixou um manual de como cuidar dele, de forma a termos uma saúde plena, tanto física, como espiritual e com certeza termos uma vida longa nesta terra. Com base na bíblia, existem alguns pontos importantíssimos que talvez não saibamos, mas que fazem toda a diferença para nossas vidas.

Em Provérbios 3:5 a Bíblia diz “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento;”. Aqui temos uma orientação de confiarmos em Deus completamente. Talvez você me pergunte; como confiar em Deus pode me dar saúde? Simples, se confiamos em Deus completamente, certamente não nos desesperaremos diante dos problemas. Se olharmos para uma criança, ela não preocupa como irá se alimentar ou vestir, pois ela tem plena confiança em seus pais e sabe que de alguma forma eles irão supri-la em todas suas necessidades. Da mesma forma deve ser nosso relacionamento com Deus, de total confiança. Se assim formos, crendo firmemente nele, nos preocuparemos muito menos, pois teremos alguém com quem compartilhar nossos fardos.

No livro de Salmos 116:7 diz “Retorne ao seu descanso, ó minha alma, porque o Senhor tem sido bom para você!”, ou seja, se confiarmos em Deus, estaremos muito menos estressados. Temos nossa escolha, ou nos desesperamos ou optamos adorar a Deus. Oramos ou entramos em pânico diante das adversidades da vida. Quanto mais você ora, buscando a Deus, muito menos você irá se desesperar diante dos problemas. Relaxe, pois certamente Deus irá cuidar de sua vida.

Finalmente no livro de Provérbios 14:30 diz “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.”. O que importa em nossas vidas não é o que comemos no dia a dia, seja sanduiches, pizzas, entre tantas outras guloseimas. O que importa aqui é o que o devora. Você pode ter toda sua defesa microorgânica em dia, funcionando perfeitamente, mas um corpo que está cheio de rancor, inveja, vingança, medo, ira, ciúme ou qualquer outra doença emocional, certamente será um forte candidato a ter uma vida abreviada.

Portanto, a solução com certeza é buscarmos nos entregar completamente ao Autor da Vida, conhecer Sua vontade e lançar sobre Ele todas as nossas aflições e necessidades.

Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

Autor: Pedro Henrique T. Rêgo