“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Isaías 40:31)

Quem nunca se sentiu cansado após dias turbulentos, carregados de vários problemas e pressões incontáveis? Na verdade vivemos em um mundo onde as pressões fazem parte do cotidiano. Sejam essas pressões em nossos trabalhos, onde estamos sujeitos a várias cobranças por nossos superiores; o não reconhecimento do que fazemos, a pressão do vestibular ou de um concurso público. A pressão de uma busca desesperada por emprego sem êxito ou pressões ocasionadas por conflitos nos relacionamentos familiares, entre tantos outros problemas que podemos vivenciar diariamente.

Talvez diante de tudo isso, podemos não compreender a razão de vivermos neste mundo. Há quem diga que a vida aqui só traz sofrimento e não há esperança. Ligamos a TV e muitas vezes nosChega de sofrimento deparamos com tantos desastres, corrupção, mentira, traição, homicídios, guerras. Tudo isso são acontecimentos reais e que ocasionam pressões intensas sobre as pessoas. Infelizmente tais pressões nos últimos dias têm sido tão fortes, que têm ocasionado um mal estar social imensurável. Nunca se viu tantas pessoas esgotas e transtornadas em clínicas psiquiátricas; pessoas buscando ajuda com psicólogos na tentativa de superarem tal cansaço da alma ocasionado por tantos problemas sofridos. Pessoas se refugiando em psicotrópicos, para pelo menos anestesiarem momentaneamente seus cansaços e terem a esperança de conseguirem dormir uma única noite que seja.

Este capítulo do livro de Isaías citado acima relata um pouco deste sofrimento humano, a que tantas pessoas estão sujeitas. Por muito tempo eu perguntava “porque viver em um mundo tão mal, cheio de sofrimento?”. Eu achava que não existia esperança e também não conseguia enxergar nem sequer um luz ao fundo de um túnel. Andava com a alma cansada, amargurada, andando sem rumo, apenas vivendo. Mas este texto, do livro de Isaías citado no início desta reflexão, teve um papel muito importante em minha vida, mudando completamente a minha compreensão de mundo e do meu próprio ser.

As pessoas andam tão cansadas, buscando solução em métodos humanos, mas se esquecem que somente esses métodos são limitados e meramente paliativos, pois somente Deus é capaz de tocar e refrigerar profundamente nossa alma. Médicos e especialistas poderão ajudá-lo sim, mas só Deus poderá realmente revigorá-lo e reerguê-lo por completo. Eu pude experimentar isso em minha vida e posso certamente dizer que excede qualquer experiência baseada em mera emoção. Experiência emocional, vêm mas também é como a palha no fogo; rapidamente acaba. Mas a experiência com Deus é duradora, pois Ele não é somente o Deus que nos criou, mas seu desejo é ser Pai que nos acompanha e nos cura.

Ele se propõe a ser nosso pastor e não deixará que nada nos falte. Quando falo de nada faltar, não falo de recursos financeiros, mas digo que se você tem a Deus como seu único senhor, ele será certamente seu pastor. E jamais faltará a paz em sua vida, jamais faltará a alegria em seu coração, pois assim como o pastor cuida de suas ovelhas ele estará lado a lado com você para sempre.

“Vinde a mim (Jesus), todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28

Autor: Pedro Henrique T. Rêgo